Histórico do 1º GBM

O 1º. Grupamento de Incêndio está sediado na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, na Avenida Alexandre de Moura s/n no centro da cidade. É um órgão de execução do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, subordinado ao Comando Geral da Corporação; tem a seu encargo as missões de extinção de incêndio, salvamento e suas decorrências em toda área da ilha de São Luis e adjacentes, com a finalidade de atender a população de sua abrangência nas áreas de prevenção e combate a incêndio, salvamentos e outros atendimentos emergenciais de competência do corpo de bombeiros, se especializando também em atividades de resgate em acidentes automobilísticos, devido sua localização cobrir o centro da capital do estado.
 Costuma-se dizer que local nenhum do mundo pode existir sem uma equipe de bombeiros em alerta permanentemente. Em São Luis, tal fato não poderia ser diferente, e assim tínhamos o Corpo de Bombeiros do Maranhão, uma Cia. Independente da Policia Militar do Maranhão, que na década de 60/70 tinha como sede o prédio localizado na praça Deodoro, onde hoje funciona a CEMAR. No inicio da década de 80, o corpo de Bombeiros foi transferido para o Quartel do Comando Geral da PMMA, localizado à Rua da Palma, onde hoje funciona o Convento das Mercês. (Memorial de José Sarney).
Em 1982, no governo de João Castelo, a Cia. Corpo de Bombeiros, veio para o prédio localizado à Avenida Alexandre de Moura, próximo ao Parque do Bom Menino, tendo como seu primeiro comandante o Cap. Dos Anjos, hoje o Cel RR BM Dos Anjos, onde o prédio que deveria sediar a Secretaria de Educação de Estado, foi “tomado” pelo Corpo de Bombeiros, ainda em estado inacabado, sem a mínima estrutura de funcionamento, onde os bravos bombeiros que serviam àquela época, foram os responsáveis por seu processo final de construção, uma vez que saia de serviço entrava na escala de construção do prédio. No ano de 1984, quando era prefeito de São Luís o Sr. Mauro Fecury, foi celebrado um convenio com a CVRD, para uma completa reforma do prédio do Corpo de Bombeiros.
No ano de 1988 no governo de Epitácio Cafeteira, o Corpo de Bombeiros foi dotado de uma série de equipamentos considerados aquela época de última geração, sendo que o quartel do 1º.GBM, abrigava uma formidável frota de socorro, que com o objetivo de dar um atendimento o mais próximo possível da perfeição era composto pelas viaturas: ABT 01, ABT 02, ABT 04, ALA 01, AT 01, AT 02, ABS 01, ABS 02,   e duas MAGIRUS.
Hoje o 1º. GBM conta com um efetivo de 100 homens e 02(duas) viaturas operacionais: ABT 02 e ACA 01.
No ano de 1992, quando o Corpo de Bombeiros, tornou-se independente da Policia Militar, o quartel passou a ser oficialmente o QCG do Corpo de Bombeiros, sendo que em 1994, o Cel. Guilherme Ventura, então comandante Geral da Corporação, conseguiu o prédio situado à Avenida dos Portugueses. s/n Bacanga, onde passou a funcionar ali o Comando Geral do CBMMA e também o 1º Grupamento de Incêndio, assumindo o quartel ora em epigrafe, a denominação de 2º. Grupamento de Incêndio.
Chegou o ano de 1995 e com ele a passagem do Cel Dos Anjos,então chefe do EMG, à reserva remunerada sendo que o então comandante geral Cel Ventura, através de ato publicado no boletim geral nº. 45 de 09 de março de 1995 e nº. 46 de 10 de março de 1995, inverteu a denominação dos grupamentos, onde o 1º.GI passou a denominar-se 2º GI e então 2ºGI, passou a denominar-se 1º. Grupamento de Incêndio Coronel Dos Anjos, em clara homenagem ao Oficial que foi considerado um dos que mais marcou sua passagem pela Corporação.
Oficiais que passaram pelo comando do 1º. Grupamento de Incêndio: Cel RR Dos Anjos, Cel RR Silva Nunes,   Maj RR Alistelman, Maj RR Érico, Cel RR Moraes,  Cel Eliberto,  Cel Getulio, Ten Cel Durans,  Cel Lauro, Cel Marcos, Cap RR Mendonça, Cap Jone, Ten Cel  Walcones, Ten Cel  Pessoa e 1º Ten Carramilo , Maj Carlos Mendes, Maj Izac.